Curso de Parapente ActionFly
Nosso programa de cursos de formação de pilotos é o resultado de muitos anos de experiência como pilotos, instrutores, competidores e principalmente amantes do voo livre.
Esse tempo nos fez compreender que aprender a voar leva tempo, e é muito importante não queimar etapas.
A montanha vai estar no mesmo lugar amanhã e depois de amanhã, e voar é para a vida toda.
Antes de saber mais sobre os nossos cursos, recomendamos que leia as perguntas e respostas mais freqüentes, feitas por quem ainda não conhece o voo livre de Parapente. Clique aqui e saiba mais, com certeza você se surpreenderá com nosso esporte, mesmo que já conheça um pouco dele.
Se você nunca voou de Parapente, é indicado que antes de pensar em fazer um curso, venha fazer um primeiro voo duplo para conhecer melhor nosso esporte e suas emoções (considerando a provável possibilidade de você se apaixonar por curtir esta sensação, não se preocupe, o valor do voo duplo será deduzido do valor do curso básico). Se você está decidido por começar um curso, ótimo, nossa equipe
esta pronta para auxiliá-lo em todas as fases de seu aprendizado, desde seu primeiro contato com o Parapente, até seu primeiro voo de longa distância ou curso avançado, sempre focando a total segurança e a excelência em seu desenvolvimento no esporte.
esta pronta para auxiliá-lo em todas as fases de seu aprendizado, desde seu primeiro contato com o Parapente, até seu primeiro voo de longa distância ou curso avançado, sempre focando a total segurança e a excelência em seu desenvolvimento no esporte.
Antes de saber mais sobre o curso, é recomendado que você leia as perguntas e respostas mais freqüentes para quem ainda não conhece o voo livre de parapente. Clique aqui e saiba mais! Com certeza você se surpreenderá com nosso esporte, mesmo que já conheça um pouco dele!
Se você não conhece o esporte, também é indicado que antes de pensar num curso faça um voo duplo
para conhecer melhor o esporte e suas emoções (considerando a provável possibilidade de você se apaixonar por curtir esta emoção, não se preocupe, o valor do voo duplo é deduzido do valor do curso). Ok, se você está decidido por começar, estas perguntas virão à sua cabeça:
Como é o curso
Prático e teórico. Você irá aprender a pilotar uma aeronave. Antes da parte prática, você começa com um bom embasamento teórico. Estas aulas teóricas acompanham todo o curso a medida que o aluno se desenvolve. A parte prática começa com treinamentos no chão, onde o aluno pratica o controle do parapente, da inflagem, da corrida, e dos movimentos pendulares. Após atingir um bom nível, ele começar a fazer pequenos 'voos quase sem altura, quase sem sair do solo, em terrenos inclinados. Após este controle de voo, ele começa a decolar de pequenos morrotes, com cerca de 5 a 50m de altura. Após alguns voos de morrote o aluno já começa a fazer voos monitorados em rampas, sempre com monitoramento dos instrutores
por rádio, e sempre com um presente na decolagem, e um presente no pouso. A partir deste ponto se inicia a evolução técnica do aluno como piloto, em como fazer voos seguros e com bom desempenho. É a parte mais longa do curso, e onde o aprendizado é mais intenso. E para deixar com água na boca, é também a melhor parte, onde a brincadeira fica boa!
O que é preciso para começar
Você não precisa de equipamento. Só precisa de tempo, dedicação, e vontade de curtir a vida com emoções e sensações que poucos têm o privilégio.
Quanto tempo dura
Cerca de 4 à 6 meses. Depende do desenvolvimento do aluno, mas ele não é liberado até que atinja um ótimo nível de piloto, independente do quanto tempo leve, por questões de segurança.
Quanto custa o curso
O curso completo é pago em 5 parcelas. A primeira à vista, e as outras com intervalos de 30 dias. O valor total do curso é de R$2.500,00, com materiais didáticos.
O que está incluso no curso
para conhecer melhor o esporte e suas emoções (considerando a provável possibilidade de você se apaixonar por curtir esta emoção, não se preocupe, o valor do voo duplo é deduzido do valor do curso). Ok, se você está decidido por começar, estas perguntas virão à sua cabeça:
Como é o curso
Prático e teórico. Você irá aprender a pilotar uma aeronave. Antes da parte prática, você começa com um bom embasamento teórico. Estas aulas teóricas acompanham todo o curso a medida que o aluno se desenvolve. A parte prática começa com treinamentos no chão, onde o aluno pratica o controle do parapente, da inflagem, da corrida, e dos movimentos pendulares. Após atingir um bom nível, ele começar a fazer pequenos 'voos quase sem altura, quase sem sair do solo, em terrenos inclinados. Após este controle de voo, ele começa a decolar de pequenos morrotes, com cerca de 5 a 50m de altura. Após alguns voos de morrote o aluno já começa a fazer voos monitorados em rampas, sempre com monitoramento dos instrutores
por rádio, e sempre com um presente na decolagem, e um presente no pouso. A partir deste ponto se inicia a evolução técnica do aluno como piloto, em como fazer voos seguros e com bom desempenho. É a parte mais longa do curso, e onde o aprendizado é mais intenso. E para deixar com água na boca, é também a melhor parte, onde a brincadeira fica boa!
O que é preciso para começar
Você não precisa de equipamento. Só precisa de tempo, dedicação, e vontade de curtir a vida com emoções e sensações que poucos têm o privilégio.
Quanto tempo dura
Cerca de 4 à 6 meses. Depende do desenvolvimento do aluno, mas ele não é liberado até que atinja um ótimo nível de piloto, independente do quanto tempo leve, por questões de segurança.
Quanto custa o curso
O curso completo é pago em 5 parcelas. A primeira à vista, e as outras com intervalos de 30 dias. O valor total do curso é de R$2.500,00, com materiais didáticos.
O que está incluso no curso
Curso Básico Completo (Prático e Teórico)
Livro: Voando com ciência, voando com consciência
DVD instrutivo sobre colapsos
DVD brinde com documentário
Boné
Camiseta para uso durante as aulas
Chaveiro
Adesivos
Quanto custa o equipamento
Quanto custa o equipamento
O equipamento básico, que pode ser adquirido novo ou usado, varia geralmente entre R$4.000,00 à R$8.000,00.
Cronograma do Curso:
Aulas práticas: Em média 30 horas.
Aulas teóricas: Em média 4 horas.
Aulas teóricas: Em média 4 horas.
Treinamento de solo:
Carga horária: 4 horas
Local: Pouso Gramado São Conrado.
Local: Pouso Gramado São Conrado.
Programa:
Apresentação do equipamento.
Montagem e preparação do equipamento no piloto.
Métodos de checagem.
Treinamento de inflada (Alpino).
Treinamento de controle do equipamento no solo.
Posicionamento.
Corrida para decolagem.
*Somente concluída essa fase o aluno passará para próxima.
Montagem e preparação do equipamento no piloto.
Métodos de checagem.
Treinamento de inflada (Alpino).
Treinamento de controle do equipamento no solo.
Posicionamento.
Corrida para decolagem.
*Somente concluída essa fase o aluno passará para próxima.
Treinamento no morrote:
Carga horária:10 horas(5 aulas de 2 horas).
Programa:
Treino para decolagem.
Treino de controle em voo reto.
Curvas 45 graus.
Treino de pouso.
Pouso em área determinada.
Voo de instrução:
Programa:
Treino para decolagem.
Treino de controle em voo reto.
Curvas 45 graus.
Treino de pouso.
Pouso em área determinada.
Voo de instrução:
Carga horária: 1 hora(2 vôos)
Programa:
Avaliação, planejamento e execução do voo.
Orelhas e fechamento assimétrico.
Controle de pêndulos, rolagem e arfagem.
Controle de fechamento frontal.
Pilotagem ativa.
Técnicas de aproximação.
Treinamento de pouso.
*Voo duplo de instrução realizado com instrutor da escola em equipamento também com duplo comando.
**Esse treinamento tem como objetivo ambientar o aluno com a altura do voo e treiná-lo nos comandos e movimentos do equipamento.
Programa:
Avaliação, planejamento e execução do voo.
Orelhas e fechamento assimétrico.
Controle de pêndulos, rolagem e arfagem.
Controle de fechamento frontal.
Pilotagem ativa.
Técnicas de aproximação.
Treinamento de pouso.
*Voo duplo de instrução realizado com instrutor da escola em equipamento também com duplo comando.
**Esse treinamento tem como objetivo ambientar o aluno com a altura do voo e treiná-lo nos comandos e movimentos do equipamento.
Aula teórica:
Carga horária: 4 horas.
Local: a definir.
Programa:
Equipamento.
Aerodinâmica aplicada ao parapente.
Fases do voo.
Homologação.
Meteorologia.
Situações anormais.
Manobras avançadas e emergências.
Local: a definir.
Programa:
Equipamento.
Aerodinâmica aplicada ao parapente.
Fases do voo.
Homologação.
Meteorologia.
Situações anormais.
Manobras avançadas e emergências.
Voo solo:
Carga horaria: 15 horas(30 voos).
Programa:
Avaliação das condições do dia em cada voo.
Curvas de 360 graus.
Direcionamento em voo.
Aproximação.
Avaliação pós voo.
Voo em lift:
Distância do relevo.
Direção do vento e ângulo do relevo.
Áreas de rotor e venturi.
Voo em térmicas.
Formadores.
Disparadores.
Tamanho.
Transições e deriva em relação a vento e relevo.
Evolução do dia.
Manobras avançadas.
Controle de assimétrica 50%.
Controle de colapso frontal.
Controle de pêndulo.
Controle de pêndulo em curva.
Manobras de descida rápida.
Orelhas e orelhões.
Curva com orelhas.
Giro 360 graus controlado.
Se você ainda tem alguma dúvida sobre nosso curso, ou sobre o esporte, clique aqui para ler as perguntas e respostas mais freqüentes sobre parapente ou entre em contato conosco.
Avaliação das condições do dia em cada voo.
Curvas de 360 graus.
Direcionamento em voo.
Aproximação.
Avaliação pós voo.
Voo em lift:
Distância do relevo.
Direção do vento e ângulo do relevo.
Áreas de rotor e venturi.
Voo em térmicas.
Formadores.
Disparadores.
Tamanho.
Transições e deriva em relação a vento e relevo.
Evolução do dia.
Manobras avançadas.
Controle de assimétrica 50%.
Controle de colapso frontal.
Controle de pêndulo.
Controle de pêndulo em curva.
Manobras de descida rápida.
Orelhas e orelhões.
Curva com orelhas.
Giro 360 graus controlado.
Se você ainda tem alguma dúvida sobre nosso curso, ou sobre o esporte, clique aqui para ler as perguntas e respostas mais freqüentes sobre parapente ou entre em contato conosco.